terça-feira, 7 de abril de 2015

FLOR-DE-LIS

O Escotismo com sua frase clássica, “sempre alerta”, e muitos brasões e escudos europeus escolheram essa flor para ser o seu símbolo. Pois, ideias como excelência, pureza e luz emanam ao mirarmos nela. Uma áurea mística existe sobre sua existência, por isso artistas reproduzem esse mistério, inclusive  em muitas igrejas e catedrais. Contemplando as pétalas, podemos divisar referências à Santíssima Trindade.

Ar e Água. Ela está em muitos mapas e bússolas sempre apontando para o Norte ou, melhor, para o Alto! Por tudo isso, é a certeza dos navegadores na escalada dos mundos. Assim, como uma Libélula que nasce na água e depois conquista o ar, que domina a ilusão por ter os maiores olhos da natureza e sempre acordados e capazes de ver em todas as direções, ela aponta o sentido correto, seja na água, seja no ar. Como a Libélula que, por enxergar em 360 graus, não possue um ponto cego, essa flor é também associada ao poder, à visão, à iluminação, à luz.

Firmeza e coesão emanam dessa flor. Sua maior virtude, portanto, é a estabilidade. A mulher que se parece com uma Flor­-de-Lis mantém a união da família e, por conseguinte, da comunidade. Pois uma excelente mulher é isso: O Centro. E o que é masculino está bem e melhor quando possui essa referência... A Lis é Lei!

Por falar em Lei, agora me veio em mente todas as características do Yin no Taoísmo, ou, melhor, no Universo: conservadora, fixa o centro, consolida, dá vida, marca um referencial, guardiã, a senhora do pequeno, o sentido da ação, harmonia, detalhe, a estética, requinte, coesão, a força centrípeta, resistência, paciência, a mente prática, o pensar sentindo, generosidade, delicadeza, natureza, terra e água.

Ah, sim, a Flor­-de-­Lis é uma manifestação sublime do Yin! Parece-me uma mulher com um primoroso vestido! Que sua magia toque aqueles que conseguirem olhar e reparar essa infinita beleza! Que sua magia se espalhe em suas criações, como Naquela Bailarina dançando ao vento...

Flor-de-Lis em um vitral na Cathédrale Sainte-Marie d'Auch.


Libélula

Flor-de-Lis



Nenhum comentário:

Postar um comentário