quarta-feira, 15 de abril de 2015

IDEAL

Se as portas da percepção estivessem limpas e abertas, tudo pareceria para o homem tal como é: infinito. (William Blake)

Eu ainda não sou nem a metade das coisas belas que escrevo. Elas saem de meu interior como um Ideal, e a minha luta para materializá-lo é diária. Fernando Pessoa dizia algo parecido, sobre como seus poemas eram maiores que ele. O meu melhor é escrever. Qual é o seu, meu amigo?

Cada um dá o que pode. Saber disso foi uma chave celeste em minha vida, pois assim perdoei várias pessoas das quais eu possuía rancores profundos. 

Hitler deu o que possuía dentro de si tentando mudar o mundo, entretanto, perto do que Gandhi ou Cristo ou Buda fizeram ao mudarem a si mesmos, ele era uma aberração, escuro.

Você já viu como a natureza parece perfeita em uma viagem mística? O que você reparou foi um Ideal. De fato, a natureza não é perfeita, ela é cruel: uma vida destrói outra o tempo todo. Mas ela luta diariamente para ser melhor. Por exemplo, se uma árvore não tivesse que passar pelos obstáculos do terreno, do vento, da seca, do sol e da competição por alimento, ela seria simétrica. Conclui-se que o poder da árvore é manifestado em parte, pois uma quantidade considerável ficou latente ou imaterializada.

Quem já viveu uma experiência mística sabe o que estou dizendo, porque esse tipo de visão apurada nos permite enxergar o Ideal que a árvore tentou atingir e, quando a inspiração mística se vai, podemos sentir a diferença entre a árvore manifestada e o seu Ideal ou Arquétipo ao qual tivemos acesso na experiência mística. Lembre-se do mundo das Ideias de Platão. Ora, se existe a luta da árvore para ser o melhor que ela pode, existe um Ideal a ser perseguido...

Sonhos sonho. E um dia serei somente um servo daquela Deusa de Luz com um Cetro cheio de símbolos  em suas mãos! Um minuto inteiro contemplando esse ser divino valeu-me por toda a eternidade! Ilusão? Ainda que ela não exista, é a maior Beleza perante a qual o meu espírito se curvou e para sempre...

Eu sou um guardião do Santo Graal!





"Oferecendo-me todas as tuas ações, serás livre dos vínculos da ação e das suas consequências. A tua mente torna-se, assim, bem equilibrada e harmonizada, e capaz de unir-se a Mim."
(Bhagavad Gita, cap. IX, §28).


"Em verdade te digo: se um homem não nasce de novo, não pode ver o reino dos céus". (João, capítulo 3)

"Se não for perturbada, a regressão não se interrompe na mãe, ela vai além, para atingir, por assim dizer, 'um eterno feminino' pré-natal". (C. G. Jung).

Nenhum comentário:

Postar um comentário