sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

ECO E NARCISO: O MUNDO É UM ESPELHO

"Eu não ajo nem faço outros agirem, não experimento e nem faço os outros experimentarem, não vejo nem faço os outros verem. Sou o destruidor de todos os pecados e impurezas. Não tenho outro senhor além de mim mesmo. Sou ao mesmo tempo o fruidor e a coisa usufruída. Nos dias de minha ignorância, costumava pensar nessas coisas como separadas de mim mesmo.
__Adi Shankara, A JÓIA SUPREMA DO DISCERNIMENTO, Editora Pensamento, p. 101-102.



Pintura: Eco e Narciso, 1903
Autor: John William Waterhouse, 1849-1917



"
Não existe nem nascimento nem morte, nem alma limitada ou excelsa, nem alma libertada ou em busca da libertação - esta é a verdade final e absoluta. 

Revelei-te hoje o supremo mistério. Esta é a mais recôndita essência de todo o Vedanta, a joia suprema de todas as escrituras.
"
__Adi Shankara,
 A JÓIA SUPREMA DO DISCERNIMENTO, Editora Pensamento, p. 110.

"O Atman permanece igualmente alheio ao bem e ao mal. (...) Vê Brahman em toda parte, sob todas as circunstâncias, com o olho do espírito e o coração tranquilo."
__Adi Shankara, A JÓIA SUPREMA DO DISCERNIMENTO, Editora Pensamento, p. 102-104.

"Aqueles que aspiram a Realidade deveriam reconhecer e deveriam entender todas as variedades de coisas da mesma forma, portanto, devem eliminar o surgimento de interpretações, que sempre captam apenas alguns aspectos."
__Buda em O SUTRA DO DIAMANTE (Prajnaparamita Vajracchedika Sutra).

"A primeira Iluminação é aquela, semelhante ao raio, que percebe a universalidade e a similitude em todas as coisas. É uma Iluminação sólida e inquebrantável como o diamante."
__Sutra do Caminho da Verdadeira Sabedoria (Adhyardhasatika Prajnaparamita)


"A forma é vazia. A vacuidade é forma.
A forma não é outra que não a vacuidade.
A vacuidade não é outra que não a forma."
__O Sutra do Coração 
(Bagavat Prajnaparamita Hridaia)







"As coisas são vazias porque são desprovidas de substância própria.

As coisas são sem forma porque são desprovidas de uma forma específica.

As coisas são sem objetivo porque são desprovidas de qualquer objetivo especial.

As coisas são luminosas porque sua natureza é a da Perfeição da Sabedoria."
__Sutra do Caminho da Verdadeira Sabedoria (Adhyardhasatika Prajnaparamita)

Nenhum comentário:

Postar um comentário